domingo, 20 de maio de 2007

Há pomos?

"(...)
Essa felicidade que supomos,
Árvore milagrosa que sonhamos
Toda arreada de dourados pomos,

Existe sim; mas nós não a alcançamos,
Porque está sempre onde nós a pomos
E nunca a pomos onde nós estamos."

Vicente de Carvalho. Este é um trecho do "Velho Tema".
Vale a pena ler e reler, trocando o "a" pelo "há" e o "por" pelo "pomo".
Um jogo de palavras lindo, que retrata a essência desse poema.
Mas hoje eu faço esse texto breve para contestá-lo: a pus ao meu lado; há pomos ao meu alcance.
Simples assim.
Espero que quem leia fique feliz também.

10 comentários:

Azedão disse...

a beleza deste poema me lembra as capas de revistas. pudesse eu alcançá-la, colocaria ela ao meu lado e fartaria-me todo dia de seus pomos! mas essa é a felicidade que supomos, não é?

um azarado diria que há pus ao seu lado e somente pombos ao seu alcance!

basta a maturidade para aceitar e assim se deliciar dos pomos que alcançamos?

Virgílio, se você fosse uma árvore, seu coração seria o mais suculento dos pomos?

Anônimo disse...

Antes,era,para MIM,mais fàcil apanhar os pomos (respingos de felicidade),hoje,um de meus filhos diz cair-me esse poema como uma luva.Quem o saberá? Ah,esses parnasianos ...

Anônimo disse...

Sim, conseguiu me deixar um pouquinho mais feliz! =)
Principalmente em saber que quem escreve está feliz tb!

Don Abraone disse...

Agora to feliz!

Unknown disse...

se "há" pus ao seu lado, então não há pomos ao seu alcance, mas sim uma secreção coloidal escarrotífia

Anônimo disse...

não há pomos sem tuas postagens!!! morreu!? o curso te mata?

Azedão disse...

dois meses virjaum! dois meses!!!

Stella disse...

ei, desistiu?

Razzo disse...

Eu fiquei!

Mas me intriga a pergunta do seu amigo:

"Virgílio, se você fosse uma árvore, seu coração seria o mais suculento dos pomos?"

Unknown disse...

Sera que ela existe mesmo em algum lugar? Sera que havera algum lugar,proximo ou distante, em que possamos alcanca-la?? A dedos?? A sonhos???